O que é Green Building e quais suas vantagens!

Green Building, ou como é mais conhecido, construções sustentáveis ou construções verdes, são empreendimentos que utilizam de diversas tecnologias que visam causar um menor impacto no meio ambiente. Clique no título e saiba mais!


Green Building, ou como é mais conhecido, construções sustentáveis ou construções verdes, são empreendimentos que utilizam de diversas tecnologias que visam causar um menor impacto no meio ambiente. Esse tipo de atividade se faz necessário a partir do momento em que percebemos as consequências negativas que podem ser causadas pela construção civil, mesmo sendo uma atividade de muito importância para a economia do país. De acordo com a revista ARes, são coletados quase 100.000 toneladas de resíduos de construção civil (RCC) por dia, somente no Brasil, logo é importante pensar em maneiras de como diminuir esse desperdício. 

Neste cenário, é necessário observar que cada tipo de obra influencia o meio ambiente de uma forma diferente, seja pela escolha de materiais ou até mesmo pela localização. Podemos perceber, por exemplo, que uma barragem não vai causar os mesmos impactos que uma casa popular, devido a grandiosidade do projeto, dos materiais acumulados na obra e as atividades que ocorrem na mesma. 

Esse tipo de construção pode influenciar de maneira a mitigar os impactos negativos da construção civil, tal como o desmatamento, degradação do solo, alta emissão de gás carbônico, poluição sonora e entre outros. Um ponto positivo que as construções sustentáveis trazem é o uso de materiais menos tóxicos e uma melhor gestão da poluição e dos resíduos gerados na obra, diminuindo assim, alguns dos pontos negativos supracitados. 

Outra vantagem de um empreendimento sustentável é a utilização de energias mais limpas, como a energia solar através da instalação de paineis solares. Tal recurso permite o uso de uma fonte inesgotável e gratuita de energia: o sol. Ela não gera poluentes em sua produção e pode ser colocada em diversos tipos de ambiente, diferente de uma usina hidrelétrica, por exemplo. Contudo, o seu custo é elevado e depende bastante do clima, logo, é preciso fazer um estudo de viabilidade antes de utilizar esse tipo de recurso. 

Diante disso, podemos ainda associar o green building com o BIM (Building Information Modeling), pois é através do BIM que conseguimos expandir a forma de se comunicar, aplicar novas técnicas no mercado e trabalhar de forma colaborativa entre várias áreas e vários softwares, o que costumamos chamar de interoperabilidade. A utilização do BIM ficou ainda mais conhecida por conta da estratégia BIM BR, lançada em 2018 e que se tornou lei posteriormente, instituindo um período de 10 anos para promover essa metodologia, criar condições melhores para os investimentos em BIM, incentivar a concorrência no mercado e melhorar a qualidade e o gerenciamento dos empreendimentos. 

Podemos citar algumas vantagens de se utilizar o BIM e o GREEN juntos: 

  1. Redução da quantidade de materiais através do quantitativo e da precisão destes, que são gerados pelos softwares; 
  1. Alguns softwares podem, ainda, calcular o volume de água que um empreendimento necessita; 
  1. Verificação da eficiência energética, desempenho térmico e acústico em um empreendimento; 
  1. Menos retrabalho devido a gestão de compatibilização dos projetos; 

De acordo com a revista “Arquitetura e Construção”, a arquiteta Mariana Crego realizou o projeto de uma casa totalmente sustentável em 2017. Uma das metas dela era conseguir o certificado AQUA-HQE, que é aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini. Este certificado exige um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) que consente o planejamento, toda parte operacional e de controle das etapas do desenvolvimento da obra, sendo realizado de acordo com um padrão de desempenho que foi definido no formato de Perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). 

A casa ficou pronta num total de 16 dias, onde abordava vários materiais sustentáveis, como o uso de resina PET e vidro originado de lâmpadas fluorescentes, monitores de TV e computadores reciclados. Segundo a arquiteta, o que ela sentiu mais dificuldade foi de interligar os elementos estéticos com a parte ecológica.  

Nesse sentido, chegamos num ponto que é muito comum abordarmos neste assunto: os certificados associados à sustentabilidade. As vantagens de garantir o certificado AQUA-HQE é definido pela empresa em 3 categorias: para o empreendedor, o usuário e para a sociedade e meio ambiente. Em suma, temos que: 

  1. Para o empreendedor: ele pode comprovar a qualidade ambiental em suas obras, além de associar a sua imagem e a da empresa com a preocupação ambiental. Além disso, gera um reconhecimento internacional e se diferencia no mercado; 
  1. Para o usuário: usufrui de uma economia no consumo de água e de energia, o que acarreta menores gastos com essas despesas; 
  1. Para a sociedade: menor demanda dos recursos hídricos e uma diminuição da poluição. Ademais, melhora o controle de gestão dos resíduos sólidos e o aproveitamento da infraestrutura local. Com isso, a qualidade de vida aumenta positivamente. 

Um outro certificado que é popular no Brasil é o Selo Casa Azul Caixa, que através de uma adoção voluntária, os empreendimentos adotam soluções mais sustentáveis desde o planejamento até a finalização da obra.

Assim como o AQUA-HQE, o Selo Casa Azul oferece benefícios pra 3 categorias, de acordo com a Caixa: 

  1. Para o construtor: diminuição do preço nas taxas de juros de financiamento da produção do empreendimento; 
  1. Para o adquirinte: pode garantir taxas de juros distintas para a compra de Unidades de Empreendimento com certificado do Selo Casa Azul CAIXA; 
  1. Para a sociedade: construções que utilizam menos dos recursos naturais, além de promoverem um desenvolvimento social e sustentável, que trazem resultados mais positivos e menos agressivos para o meio ambiente.  

Desse modo, podemos concluir que a adoção do Green Building traz vantagens em vários aspectos, desde a economia com os gastos em necessidades básicas, como água e luz, até a melhoria na qualidade de vida das pessoas em volta. Além disso, se quiser conhecer um pouco mais sobre esse assunto, confere a live que fizemos com a Angela Saggin, gerente técnica da CRolim Engenharia e que trabalha diretamente com essa área.

Live Green Building - EPE

Referências: https://blog.loft.com.br/green-building/ 

https://inovatechengenharia.com.br/blog/green-bim-o-lugar-da-sustentabilidade-nos-projetos-em-bim/ 

Você sabe o que é SCRUM?

O Scrum é um framework simples que serve para gerenciar e planejar projetos complexos. O EPE vem por meio desse artigo explicar essa metodologia tão importante e que vem ganhando cada vez mais importância em escritórios e empresas para a realização de projetos.

Usos do BIM. Você conhecia esses?

O Building Information Modeling (BIM) tem sido cada vez mais presente no Brasil. No entanto, há ainda muitos atributos desconhecidos em nosso país. O EPE vem por meio desse artigo apresentar 5 desses que você, provavelmente, não conhece.

Arquivos do Revit

O Revit possui várias extensões de Arquivos, que diferenciam as funções no programa e também no formato desejado. Cada uma tem sua característica e funcionamento próprios. Elas são divididas em 4.

Página 1 de 3

Please publish modules in offcanvas position.

Free Joomla! template by Age Themes