Qual a importância da interoperabilidade?

A interoperabilidade é uma das principais ferramentas que contribuem na colaboração entre os projetistas e na troca de informações entre as disciplinas.

 

Uma das principais características da metodologia BIM é a colaboração entre os diversos profissionais que trabalham num projeto. Por isso, é de extrema importância que ocorra o compartilhamento de dados com os membros da equipe. No entanto, é comum que esses membros façam uso de variados softwares que utilizam arquivos com extensões diferentes.

Com isso, a buildingSMART, a fim de promover a interoperabilidade, surgiu com o objetivo de melhorar a troca de informações entre as diferentes plataformas BIM e deu início ao Open BIM, uma espécie de abordagem universal baseada em padrões abertos e fluxos de trabalhos pré-estabelecidos. Assim, a buildingSMART criou o IFC (Industry Foundation Class), um tipo de arquivo neutro que permite essa troca de informações com foco na compatibilização de fluxos.

Hoje em dia, o IFC é utilizado principalmente para a compatibilização de projetos e planejamentos das fases de execução da obra. No entanto, ele não é perfeito. É necessário cuidado ao utilizar esse tipo de arquivo pois, podem ocorrer perdas de dados e informações no intercambio de um software para outro.

 

Please publish modules in offcanvas position.

Free Joomla! template by Age Themes