Você sabe o que é SCRUM?

O Scrum é um framework simples que serve para gerenciar e planejar projetos complexos. O EPE vem por meio desse artigo explicar essa metodologia tão importante e que vem ganhando cada vez mais importância em escritórios e empresas para a realização de projetos.

Um projeto é considerado complexo quando ele se encontra em cenário caótico, ou seja, a equipe tem conhecimentos limitados sobre os requisitos e tecnologia necessária.

Os três pilares fundamentais dessa metodologia são: Transparência, pois todos da equipe devem estar cientes sobre os processos e etapas em que se encontram; Inspeção, pois é muito relevante que haja uma cobrança diariamente sobre as responsabilidades dos integrantes; e por último a Adaptação: ela é imprescindível, pois o Método Scrum deve ser sempre adaptado para o tipo de projeto que está sendo formulado.

Além disso, é importante falarmos sobre as práticas fundamentais do Scrum: Papéis (divididos em Product Owner, Scrum Master e Dev Team);  Eventos (divididos em Planejamento do Sprint, Execução do Sprint, Reuniões Diárias, Revisão do Sprint e a Retrospectiva); e também os Artefatos (divididos em Product Backlog, Sprint Backlog e Entrega Parcial).

O Product Owner é o líder geral sobre o produto. É responsável por escolher os recursos e funcionalidades que deverão ser desenvolvidas no produto, e a ordem que cada uma delas deve seguir. O Product Owner também escolhe as prioridades do Product Backlog.

Já o Scrum Master atua como um coach. Deve conhecer profundamente o Scrum, pois é fundamental na fase de adaptação da metodologia Scrum. Ele também atua como um facilitador.

A terceira pessoa na verdade trata do restante do grupo. O Dev Team são todas as pessoas que atuam diretamente na construção do projeto. O time decide como realizar cada etapa dos processos, para assim conseguir atingir as metas estabelecidas pelo Project Owner.

Agora que você já conhece os papéis do Scrum, é possível compreender a Dinâmica Scrum:

1. Visão do produto: O Product Owner descreve O QUE ele quer e ONDE ele quer chegar.

2. Product Backlog: Depois, a visão descrita é desmembrada em várias funcionalidades. É papel do Product Owner, com auxílio do Scrum Master, decidir quais funcionalidades são mais importantes, separando-as por ordem de prioridade.

3. Planejamento de Sprints: Os Sprints são períodos de tempo determinados para o desenvolvimento dos itens do Product Backlog, seguindo a ordem de prioridade. Os Sprints devem possuir uma duração FIXA e PADRÃO para todos. Geralmente, de 2 a 4 semanas.

4. Construindo o produto: Seguindo a ordem de prioridades, as funcionalidades vão sendo desenvolvidas e entregues ao final de cada Sprint. Se alguma mudança for requisitada, ela será incrementada para o próximo Sprint na ordem de prioridades estabelecida. Esse sistema funciona até que chegue ao final do último Sprint e o produto esteja então finalizado, com todas as funcionalidades e mudanças propostas.

É de fundamental importância a ocorrência de reuniões diárias, com duração média de 15 minutos, a fim de que cada integrante das equipes responda as três perguntas: “o que fiz ontem?”, “o que farei hoje?” e “que possíveis dificuldades eu ou alguém pode encontrar hoje?”

Por fim, ao final do Scrum, é fundamental que a equipe faça uma Retrospectiva, para discutir os pontos positivos e negativos. Dessa forma, os erros cometidos no desenvolvimento desse projeto, provavelmente, não irão ocorrer novamente em um projeto futuro.

Se desejar conhecer mais, indicamos o livro “A ARTE DE FAZER O DOBRO DO TRABALHO NA METADE DO TEMPO”, escrito por Jeff Sutherland e J.J Sutherland, idealizadores e criadores da Metodologia Scrum.

Please publish modules in offcanvas position.

Free Joomla! template by Age Themes